Cada vez mais tento seguir hábitos saudáveis. Quem me segue no instagram @gethealthywithfbg sabe. 

Para me manter focada e empenhada nos meus objetivos, inspiro-me em muitas fotos e histórias de pessoas que tal como eu quiseram perder peso (e já o conseguiram).

Quero dar-vos a conhecer, então, um pouco da história da Catarina Duarte, uma rapariga que conheço da escola de onde andava. Desde que me lembro a Catarina, tal como eu, sempre foi gordinha. Ela conseguiu emagrecer, muito!!!! E digo-vos que à primeira vista nem parece a mesma pessoa! As suas formas mudaram bastante. 

Em conversa com a Catarina:


Bem, antes de tudo... Qual é o teu nome e a tua idade?


"Catarina Duarte e tenho 19 anos."

Com que idade decidiste fazer a esta mudança e qual é o porquê de o teres feito?

"Decidi mudar entre os 16/17 anos. Sempre quis ter a famosa barriguinha lisa, mas antes da estética veio a saúde mesmo. Pouco antes de decidir mudar os meus hábitos tive uma consulta com a médica de família por perturbações de sono (depressão grave) onde ela me disse: "Catarina os teus exames estão ótimos os valores sanguíneos estão todos bem, mas se não tiveres cuidado com o teu peso isto pode vir a alterasse" então decidi que estava na altura de começar a mudar alguns hábitos alimentares por mim mesma. Mas mais tarde comecei a frequentar a nutricionista"


Quanto pesavas e quanto pesas hoje? 

"Pesava 85kg, agora 55kg."


O que sentias quando falavam do teu peso? 
ex: almoços familia onde há sempre alguém que tem de levar a conversa do peso à baila. 

"Sinto o mesmo que sinto agora, que ninguém tem nada com isso. Sou eu que tenho de me sentir bem . Não tento agradar os outros. A minha frase em relação a isso sempre, mas sempre foi "quem gosta, gosta, quem não gosta ponha na beira do prato " ahahah. Nunca me importei muito"


É assim mesmo... Pensaste muitas vezes em desistir? 


"Não, perdi peso de uma forma descontraída mesmo. Eu gosto mesmo deste estilo de vida, para mim não é uma obrigação."


Quais são as maiores diferenças que vês psicologicamente e fisicamente depois da tua mudança? 


"Psicologicamente hoje em dia admito qe sou mais neurótica por tentar ser saudável, pelo facto de não querer voltar ao que fui. Fisicamente claro que muito mais leve, gosto mais de mim, mas confesso que ainda não estou como desejo (por ter perdido peso rapidamente). Mas gosto de me ver ao espelho e de poder vestir um vestido marcado na cintura como o preto da foto que sempre foi desejo de consumo mas que não podia ser conquistado pelo meu peso e estrutura física."


Sentias alguma pressao social antes?
ex: alguma vez foste gozada, ou sentiste que estavam a falar sobre ti relativamente ao teu peso etc. 

"Pelos colegas mais próximos não mas acredito que sim, que por trás falassem do meu peso. É completamente normal... Todas nós comenta-mos as formas das nossas amigas... Mas havia um conhecido que gozava comigo sim e chamava-me de "popota " na preparatória, mas para ser sincera não me importava, quem ganhava atenção era eu ahahah"



Um coselho para quem quer mudar de hábitos e perder peso? 


"Força de vontade, querer muito e correr atras dos seus sonhos. Se realmentes queres conquistar um objectivo não há desculpas."